RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


Acessibilidade universal na estação aeroporto

09/04/2012
Reforma predial e ampliação da acessibilidade preparam estação para a chegada do Aeromovel e da Copa do Mundo de 2014.


Conforme já foi feito nas estações Mercado e Canoas/La Salle, a Trensurb promove manutenção predial e implantação de acessibilidade universal na Estação Aeroporto. Já foram instalados 600 metros de corrimão nas passarelas de acesso à estação e o sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Em breve, a borda de basalto será instalada na plataforma, em substituição à granitina.

Os usuários serão beneficiados, ainda, com um elevador (de uso restrito a portadores de necessidades especiais) de acesso à plataforma da estação – além de outro para acesso à sede da Trensurb – e piso podotátil (para auxiliar deficientes visuais), além da reforma do piso existente e adequação de sanitários. Tais medidas são necessárias para a compatibilização com o sistema Aeromovel, a ser integrado à estação para ligá-la ao Terminal 1 do aeroporto, e com a Copa do Mundo de 2014. Haverá mudanças também na comunicação visual, com placas de informações trilíngue (português, inglês e espanhol).

“A Estação Aeroporto é muito importante no sistema, pois terá ligação direta com o Aeroporto Salgado Filho através do Aeromovel. Qualificar a acessibilidade é preparar-se para receber um grande público, inclusive internacional”, afirma o gerente de Operações, Rubenildo Ignácio.

Duas empresas participaram do processo licitatório para a execução das obras, que teve como vencedora a Rumo Engenharia Ltda. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu no dia 1º de dezembro de 2011. Com economia de 8% do valor calculado no início do projeto, o investimento será de R$ 1,14 milhão.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb


Fonte: Comunicação Trensurb



Com iluminação azul, Senado apoia conscientização sobre autismo

05/04/2012
Paulo Cezar Barreto

Imagem do prédio do Senado, a noite, com iluminação em azul. Foto Ana Volpe
Imagem do prédio do Senado, a noite, com iluminação em azul. Foto Ana Volpe.

O Senado Federal, seguindo o exemplo de vários prédios e monumentos pelo mundo, está sob luz azul desde segunda-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A iluminação permanece até domingo (7).

A cor azul é símbolo da data porque a incidência do autismo é quatro vezes maior entre meninos. Também ganharam iluminação azul, entre outros marcos brasileiros, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o Teatro Amazonas, em Manaus; e o Monumento às Bandeiras, em São Paulo.

No ano passado, o Senado aprovou a criação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PLS 168/2011), que agora aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados, onde tramita como PL 1.631/2011.

Em pronunciamento na última segunda-feira (2), o senador Paulo Paim (PT-RS) salientou a importância do projeto, que reconhece o autista como pessoa com deficiência e prevê garantia de diagnóstico precoce, tratamento multidisciplinar, acompanhamento para as famílias, educação adequada, direito ao lazer, estatísticas e direito a horário especial no trabalho.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA