RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Portal de Acessibilidade - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS)Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social


São Lourenço do Sul sediou o IV Encontro Estadual dos Profissionais Capacitados para o Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência


Diretora Técnica da Faders, Clarissa Beleza participou com autoridades locais da mesa de abertura de atividades em São Lourenço do Sul. Foto Divulgação.
22/08/2012
Ocorreu nos últimos dias 16 e 17 de agosto em São Lourenço do Sul o IV Encontro Estadual dos Profissionais Capacitados para o Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência. A atividade, reuniu profissionais capacitados ao longo das doze edições do Curso de Aperfeiçoamento Para Cirurgiões Dentistas e Pessoal Auxiliar no Atendimento odontológico ao Paciente com Deficiência e Necessidades Especiais que desde 2000 é realizado pela FADERS, e que contou com a presença de profissionais de diversas partes do Estado, aonde o Salão Paroquial da Igreja Matriz foi o local que recebeu as atividades.

O atual momento é de alta mobilização para o atendimento adequado e especializado às pessoas com deficiência e pessoas com necessidades especiais, uma vez que foi lançado em âmbito federal o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Viver sem Limites e o estado do Rio Grande do Sul aderiu ao plano lançando o RS Sem Limite. Neste sentido, o evento teve por objetivo, atualizar conhecimentos, proporcionar relatos das experiências de serviços de atendimento odontológico especializado, viabilizar a discussão entre profissionais capacitados e gestores sobre os entraves e propostas para o avanço do projeto de construção da rede de referência em atendimento pessoas com deficiência, promover a organização das políticas públicas e dos serviços de atenção à saúde odontológica aos deficientes no estado do Rio Grande do Sul. Objetivos estes que foram alcançados pelos intensos debates e a construção coletiva do documento “Carta de São Lourenço do Sul”.

A mesa de abertura das atividades, contou com a presença da diretora técnica da FADERS, Clarissa Beleza, que falou da importancia da atividade como uma via de fortalecimento dos serviços de saúde bucal no estado: " A atividade é uma feliz estratégia, para a construção, fortalecimento e implantação de serviços de saúde bucal à pessoa com deficiência no estado" disse Clarissa. O prefeito de São Lourenço do Sul, José Sidney de Almeida, também saudou a iniciativa da atividade no município: "Fazer um encontro, que reúne profissionais especialistas em saúde bucal, em especial para as pessoas com deficiência, é uma honra para o nosso município. Eu sempre digo que saúde pública é uma engrenagem, onde é necessário ter profissionais capacitados". A solenidade ainda contou com a presença na mesa de abertura do representante da secretaria de saúde, Ramsés de Araújo e do secretário de saúde local Arilson Cardoso que também falaram para os profissionais presentes.

O último encontro dos profissionais capacitados para o atendimento odontológico à pessoa com deficiência havia acontecido em 2010, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, uma comitiva de São Lourenço do Sul, apresentou as experiências em saúde bucal no município, o que levou o município a ser escolhido para sediar a 4ª edição do encontro.Entre as atividades ocorridas ao longo dos dois dias, destaque para apresentação da análise dos programas de atendimento odontológico à pessoas com deficiência nos municípios gaúchos, assim como da capacitação realizada através do curso de aperfeiçoamento para cirurgiões dentistas e auxiliares apresentado pela doutora Fernanda Franco, além de diversos ciclos de debates com os participantes. Também foram divulgadas as políticas públicas municipais voltadas à saúde bucal em São Lourenço do Sul. Além disso, foi apresentado aos participantes a atualização dos dados referentes ao curso, que segundo informações da última edição, já foram capacitados ao todo mais de 234 profissionais, sendo eles de 109 municípios, onde o curso chega a sua 12ª edição.


Fonte: ACOM Faders



Acessibilidade à democracia


Foto de Marli Conzatti21/08/2012
MARLI CONZATTI

O processo eleitoral brasileiro, um dos mais modernos do mundo, com votação eletrônica em 100% das cidades, ainda não é acessível a todos. O problema da falta de acessibilidade nos locais de votação é maior do que imaginamos, já que as seções eleitorais, em sua grande maioria, estão em locais não acessíveis às pessoas com deficiência.
Lembramos, neste sentido, que a Resolução n° 23.381 do TSE institui o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, fundamentada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas, ratificada pelo Brasil. Essa medida tem como objetivo eliminar barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes para dar segurança e autonomia às pessoas com deficiência nas eleições.
O voto é um direito e ao mesmo tempo um dever. Por isso, todas as zonas eleitorais devem ser acessíveis de forma universal. A acessibilidade à urna para o eleitor cego está adequada, as urnas têm teclas em braile e contarão com sistema de áudio, por meio do qual o eleitor cego pode ouvir os números digitados, além do nome do candidato e do partido no momento da votação. Temos ainda de ampliar esse acesso aos cadeirantes e demais pessoas com deficiência, disponibilizando locais sem obstáculos para votação.
No entanto, a acessibilidade à urna não é o mesmo que acessibilidade ao processo eleitoral. O eleitor com deficiência precisa conhecer os candidatos, ter acesso a informações em braile, em sítios adequados e, também, incluir a audiodescrição e a Libras _ língua brasileira de sinais _ em todos os programas eleitorais. São milhões de eleitores com deficiência que querem e devem votar, e não basta apenas o direito ao voto, mas a acessibilidade plena ao processo eleitoral.
A acessibilidade universal vai facilitar a vida das pessoas com deficiência, dos idosos, das mulheres grávidas, das pessoas com mobilidade reduzida, enfim, de todos que têm o direito de exercer sua cidadania com a escolha de seu representante para a Câmara e o Executivo municipal. Isso é pensar numa cidade que acolhe sua população e promove a cidadania com qualidade de vida.
À frente desse processo de garantia de direitos, o governo do Estado, através da Faders, juntamente com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o Coepede, o Condepa e Rumo Norte abrem a 18ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência _ "Podemos, sim, fazer a diferença", de hoje a 28 de agosto, no Ministério Público Estadual. Esse evento vai se desenrolar simultaneamente em mais de 20 municípios do RS, e acessibilidade, direitos e cidadania serão temas de grande destaque nas discussões dos seus encontros e seminários.

Presidenta da Faders _ Fundação de Articulação e Desenvolvimento da Política Pública para PcD e PcAH no RS


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA