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sexta-feira, 24 de maio de 2013

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Alunos de escolas públicas com deficiência auditiva terão sistema para facilitar comunicação

21/05/2013
Sistema de frequência modulada pessoal (FM) vai ajudar estudantes entre cinco e 17 anos a desenvolver mais rapidamente as competências sociais e a linguagem oral



Para facilitar a comunicação entre estudantes com deficiência auditiva, professores, colegas e familiares, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar um recurso tecnológico que proporciona o diálogo com maior clareza, sem ruídos. O sistema de frequência modulada pessoal (FM) vai ajudar estudantes entre cinco e 17 anos, matriculados nas redes públicas, a desenvolver mais rapidamente as competências sociais e a linguagem oral.

Dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), indicam que 70 mil estudantes apresentam deficiência auditiva e poderão ser atendidos pelo sistema.

A decisão de oferecer recursos tecnológicos para estudantes foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de maio deste ano. A execução do projeto é dos ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com as redes de educação e saúde de estados e municípios.

Sistema
 
De acordo com a diretora de políticas da educação especial da Secadi, Martinha Clarete, para se beneficiar do sistema pessoal FM, a criança ou adolescente precisa ser usuário de aparelho de amplificação sonora individual (Aasi) ou implante coclear (IC). O sistema é composto de um microfone ligado a um transmissor de frequência modulada portátil, usado pelo professor, que capta sua voz e transmite diretamente ao receptor de FM conectado ao aparelho (Aasi ou IC) do estudante.

A transmissão direta permite ao aluno ouvir a fala do professor de forma mais clara, eliminando o efeito de ruído ou reverberação do ambiente escolar, além de suprimir a distância entre o sinal de fala do educador e o aluno.

Para identificar os benefícios pedagógicos do uso do sistema pessoal FM no contexto escolar, e definir os critérios de indicação, o MEC desenvolveu, em 2012, o projeto uso do sistema de FM na escolarização de estudantes com deficiência auditiva em escolas públicas. A pesquisa envolveu 106 escolas, 202 estudantes e 99 professores do atendimento educacional especializado, nas cinco regiões do País.
 
A pesquisa comprovou a eficácia do sistema FM por usuários de Aasi e IC na promoção de acessibilidade no contexto escolar, ampliando as condições de comunicação e interação entre alunos e professores. Assim, ficou claro que o sistema FM agrega uma melhora na comunicação entre os alunos que o utilizam e os demais colegas, professores e pais, e, ao melhorar a interação e comunicação oral, eles desenvolvem mais rapidamente as competências sociais, resultando em exposição maior à linguagem oral, afirma Martinha.
  
Articulação

Para que a tecnologia chegue aos alunos será necessária uma articulação entre as redes de educação pública e o SUS, em estados e municípios. Cabe ao MEC qualificar os professores para identificar os potenciais usuários. Será responsabilidade das escolas encaminhar os estudantes aos postos de saúde do município. No posto de saúde, a criança ou jovem será examinado por um médico otorrino, que vai fazer a configuração do aparelho e definir a faixa de frequência individual, para que a voz do professor chegue limpa e o aparelho cumpra sua função.
 
A diretora da Secadi afirma, ainda, que é importante o esforço de todos para que a tecnologia chegue aos estudantes que dela precisam e que seu uso amplie as possibilidades de aprendizado. “Não adianta ter um recurso de alta tecnologia se não soubermos usá-lo adequadamente”, explica.

Viver sem Limite

Em 2011, foi lançado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite) com o objetivo de promover a cidadania, a autonomia e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, eliminando barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda a população. Desde então, o País tem promovido diversas ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.

Fonte: Ministério da Educação - Portal Brasil

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