RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

terça-feira, 21 de maio de 2013




Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS

Publicado em 06/05/2013
Durante o 2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS, no dia 19 de abril, aconteceu o lançamento do livro Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais, escrito pelos participantes do Projeto de Acessibilidade Virtual, apoiado pelo IFRS e desenvolvido no IFRS – Câmpus Bento Gonçalves. Os orientadores do projeto em conjunto com seus bolsistas dedicaram meses pesquisando sobre o assunto para escrever um livro completo sobre a acessibilidade e as tecnologias assistivas, tentando tornar as etapas do processo de inclusão mais claras para os educadores ou apenas auxiliando quem têm interesse em adquirir um pouco mais de conhecimento nesta área.
O livro, que é dividido em 5 capítulos, inicia falando sobre a trajetória da inclusão, abordando conceitos, estatísticas da área e alguns teóricos referenciais em educação inclusiva. O capítulo II, identifica as deficiências físico-motoras e sensoriais e grande parte das dificuldades de aprendizagem, conceituando-as e orientando familiares e professores para uma boa convivência. O capítulo III mostra com acessibilizar de acordo com as especificações técnicas os espaços escolares, buscando proporcionar independência e inclusão das pessoas com deficiência. Já o Capítulo IV trata da utilização e da confecção de Tecnologia Assistiva que busca possibilitar a realização de atividades cotidianas de pessoas com limitações físico-motoras, ma fala e/ou sensoriais. Por fim, o capítulo V traz os principais conhecimentos necessários para acessibilizar um site a todos os usuários.
Segundo a Assessora de Ações Inclusivas e organizadora do livro, Andréa Poletto Sonza, esse livro materializa as ações de pesquisa e produções do Projeto de Acessibilidade Virtual (Núcleos do IFRS, IFCE e IFBaiano) e do NAPNE de Bento Gonçalves. Um trabalho colaborativo que certamente abrirá espaço para outras produções no contexto das ações dos referidos núcleos.
O livro, que faz parte da série de publicações “Novos Autores da EPT”, produzidos pela SETEC/MEC, será distribuído gratuitamente para as escolas, bibliotecas e universidades do país. Além disso, a versão digitalestá disponível para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA