Fundação Dorina conhece trabalho da Faders
16/09/2013
A Faders recebeu na última terça-feira, dia 10, Mariana Orrico, dos serviços de apoio à inclusão, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que veio conhecer o trabalho desenvolvido pela Faders. Desde junho, a entidade sediada em São Paulo realiza em dez capitais brasileiras o curso de leitura inclusiva. Porto Alegre e Florianópolis foram as cidades escolhidas na região Sul. A oficina de capacitação é direcionada a bibliotecários, educadores e profissionais da leitura. A meta é desmistificar os conceitos em relação à deficiência visual.
“A nossa proposta é conhecer o cenário de cada local visitado para disseminar a necessidade da inclusão das pessoas com deficiência visual. Queremos que as entidades e a comunidade façam mais”, frisou Mariana. Segundo ela, a Fundação Dorina tem o objetivo de trazer informações através das publicações e atividades. No próximo ano, lançará a coleção Regionalis para a promoção de rodas de leitura.
Mariana foi recebida pela assessora técnica Marilu Mourão Pereira e pela coordenadora do Portal de Acessibilidade, Eliane Caldas. Marilu contou um pouco da história da Faders e apresentou as atividades desenvolvidas pela instituição, como capacitação, acolhimento e atendimento direcionado nas unidades da Fundação. Eliane falou sobre o primeiro portal público totalmente acessível e destacou a importância do acesso das pessoas com deficiência visual a notícias e diversos materiais informativos.
A Fundação Dorina se dedica há 66 anos à inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão através da produção e distribuição gratuita de livros Braille, falados e digitais acessíveis. Também oferece programas de serviços especializados nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.
Texto: Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário