RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Força de vontade: aluno supera limitações e se destaca em capacitação rural

07/08/2014
Aluno José Inácio Ribeiro (Guri) e instrutor Carlos Crestani na Horta, segurando um pé de alface. Foto Divulgação.

Idoso, deficiente visual e auditivo e tipo físico delicado. Essa poderia ser a descrição de uma pessoa que, diante das limitações, se daria o direito de estar afastado de qualquer tipo de trabalho ou sem expectativas de novos projetos. Entretanto, este perfil é de um simpático e ativo senhor que, não por acaso, no auge dos seus 71 anos ganhou o apelido de ‘Guri’. José Inácio Ribeiro é morador do Assentamento Sete de Setembro, em Terenos, e se destacou recentemente ao participar da capacitação em Horticultor Orgânico, desenvolvido pelo Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul.

A qualificação foi realizada de março e maio deste ano, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec para duas turmas de 15 alunos cada uma. O grupo foi capacitado pelo instrutor Carlos Crestani, que ao final do curso foi surpreendido por um agradecimento especial do Guri. Uma carta escrita em forma de poema e linguagem em rimas demonstrava a satisfação do aluno com a formação recebida, demonstrando ter entre suas características a preocupação com a qualidade do alimento que consome e comercializa. “Foi uma sorte ter a oportunidade de participar desse curso. Além de melhorar a renda, pretendia produzir alimentos livre de produtos químicos, totalmente naturais e benéficos para a saúde. Consegui esse conhecimento e sou muito grato ao professor Carlos e ao Senar, por isso decidi escrever o poema”, relatou.

Criado no campo, José Inácio decidiu tentar a vida no meio urbano. Trabalhou em um órgão público e teve seu negócio próprio por 25 anos. Mas, a saudade da vida rural fez com que ao se aposentar do ofício de mecânico de bicicletas, retomasse suas raízes. Nem mesmo o fato de um glaucoma ter afetado totalmente a visão de um dos olhos e comprometer a visão de outro olho, além da necessidade do uso de aparelho auditivo fez com que o assentado desistisse. “Sempre tive o sonho de voltar para a roça e agora vou aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprender e dedicar o melhor pela terra, produzindo de maneira correta”, assegura ‘Guri’, que já participou também do curso de Bovinocultor de Leite, desenvolvido pelo Senar.

Para o instrutor Carlos Crestani, o dinamismo do aluno e os resultados obtidos com a turma do assentamento foram surpreendentes. “Desde o início percebi que se tratava de alunos especiais, interessados e com entusiasmo diferenciado nas aulas. Além disso, tem grande senso cooperativista, o que é determinante para bons resultados no trabalho da agricultura familiar”, reconheceu Crestani.

Quanto a homenagem recebida pelo aluno, Crestani credita se tratar da comprovação de que as capacitações desenvolvidas pelo Senar ‘fazem a diferença’ na vida dos participantes. “A maioria dos alunos já atua no campo, mas tem carência de conhecimento técnico para aprimorar a função que desempenha. O empenho desse aluno em especial, que concluiu o curso com êxito, e a demonstração de gratidão mostra que estamos no caminho certo”, finaliza o instrutor, que atua no Senar/MS há cerca de um ano e meio.

Quando perguntado quanto os projetos futuros, Guri, que ganhou o apelido pela perspicácia durante o curso, é enfático: ”Envelheci apenas a matéria, mas tenho o espírito jovem e quero aprender muito ainda”, finaliza.

Fonte: A Crítica - Campo Grande/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA