RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Faders apresenta trabalhos no Colóquio Franco-Latinoamericano em Paris


Ao fundo, tela centralizada com projeção de slide intitulado Momentos Institucionais da FADERS, contendo itens que esmiúçam esse conteúdo, na língua espanhola. Abaixo da tela, encontram-se quatro painelistas, distribuídos assim: Andréa Asti Severo, palestrante representando a FADERS, mais 03 painelistas e a debatedora. Á esquerda da mesa, intérprete da Língua Francesa de Sinais - LFS. Todos observados pelos participantes do colóquio. Foto: Arquivo Pessoal Charlie e Andréa Severo.30/07/2014
Nos dias 10 e 11 de Julho deste ano, aconteceu o evento Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, realizado na Universidade Paris Descartes (UFR STAPS) na França.


O Colóquio teve como objetivo de discutir os paradigmas e metodologias usadas nas pesquisas em ciências humanas e sociais. Assim como, a apresentação de pesquisas e a promoção de colaborações internacionais para a realização de novos projetos científicos.

Nesse evento, estiveram presente 300 pessoas de países como Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Suíça, Reino Unido, além do Brasil.

Entre os trabalhos selecionados, 25 foram de brasileiros, sendo 02 desses realizados no Rio Grande do Sul, especificamente na FADERS. Os servidores Andreia Asti Severo e Charlie Trelles Severo, apresentaram os trabalhos desenvolvidos na Faders.

No Eixo Mobilizar o Direito para Defender a Causa da Pessoa Com Deficiência, a psicóloga da Faders Andréa Asti Severo, exibiu o trabalho "Memória e Deficiência: Da Busca de Documentos ao Resgate do Discurso Político Institucional da FADERS", revelando o desenvolvimento da FADERS nos últimos 40 anos. Esse trabalho de investigação tem como objetivo analisar a dimensão histórica, institucional e política da Fundação de Articulação e Desenvolvimento em Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul.

No debate, após a apresentação dos trabalhos apresentados nesse eixo, foi referida a importância do resgate dos discursos institucionais. Segundo Andréa "é possível se compreender os movimentos sociais, políticos e históricos onde são construídos pelos seus principais atores e sujeitos sociais: as pessoas com deficiência, que são os construtores dessa política", concluiu.

Já no Eixo Deficiências, Intimidades e Sexualidades, dividindo a mesa de apresentações com profissionais da França e Colômbia, o psicólogo da Faders Charlie Trelles Severo apresentou o trabalho "Sexualidade e a Pessoa com Deficiência-Relato de Casos", revelando como a instituição estuda e aborda esta característica com as pessoas a quem presta atendimento, valorizando-a como condição humana natural a todas as pessoas, com ou sem deficiência.

"Perceber a relevância de se investir em estudos nesta temática, a preocupação com a ampliação de melhores condições para a educação e orientação sexual, assim como, atenção especial às questões que envolvem agressividade e abuso sexual contra pessoas com deficiência", enfatizou Charlie.

Foram seis vinhetas relativas a casos clínicos de psicoterapia, nas quais impressões, sentimentos, pensamentos e comportamentos de pessoas com deficiência puderam ser descritos e apresentados evidenciando como estas questões são abordadas em nossa cultura.

Na oportunidade, foram entregues aos representantes da organização do Colóquio, assim como de outras instituições participantes, material de divulgação do trabalho integral realizado na FADERS.

Com uma participação efetiva, a FADERS amplia as perspectivas de trocas de experiências profissionais em âmbito internacional.

Acesse os vídeos com as apresentações:
https://www.youtube.com/channel/UC5emoB3DduJGEZkcxBTVx9w

Acesse aqui as fotos do evento.


Acesse aqui o Relatório de participação da Faders no Colóquio Internacional Francolatinoamericano de Investigação Sobre Deficiência.

Fonte: ASCOM FADERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA