RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos


Cadeirante participa do teste de um novo veículo adaptável


Imagem do servidor Dilceu Júnior, utilizando a rampa acessível para entrar no veículo adaptado, e, ao seu lado, o estagiário da Faders Lisandro Signoretti o estava fotografando. Foto Zero Hora.25/09/2014
Na tarde da última terça-feira (23/09) foi apresentado em Porto Alegre, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), um modelo de veículo adaptável para uso de cadeirantes que utilizam serviço de táxi.

A busca de um modelo que atenda as necessidades dos usuários cadeirantes, visa o cumprimento da Lei do Táxi Acessível sancionada em março de 2014. Veja a lei.
O carro apresentado tem uma entrada pela parte traseira, onde uma rampa dobrável e manual está instalada. O cadeirante é auxiliado a integrar o interior do automóvel com o auxílio de um cinto com trava, garantindo total segurança ao ingresso do passageiro.

Para testar este modelo, foi convidado o servidor da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Dilceu dos Santos Flores Júnior.

Segundo Dilceu, primeiro cadeirante a experimentar o novo modelo, a principal relevância é que este automóvel o colocou em uma situação de igualdade com outros passeiros e motorista, devido ao posicionamento interno no mesmo nível. Ele ressalta ainda a facilidade para entrar e sair do veículo.

“Vejo que existe uma enorme possibilidade das pessoas poder acessar (o veículo). Até aquelas que tenham mais dificuldades, pois este carro é perfeito para o que a gente está esperando em questão de acessibilidade no transporte privado", sinaliza Dilceu.

Hoje existem aproximadamente quatro mil táxis em circulação no município e a previsão é de que sejam adquiridos 100 carros adaptáveis distribuidos em pontos estratégicos. O objetivo é que futuramente estejam também disponíveis nas solicitações feitas por meio de chamadas telefônicas, facilitando o atendimento aos deficientes físicos.

Segundo o presidente da Sintáxi, Luiz Nozari, a ideia do automóvel é muito interessante e afirma que o quanto antes este modelo adaptável estiver liberado pela EPTC, melhor. “Neste tipo de veículo o cadeirante se sentiu bem, ficou no mesmo nível do que os demais passageiros. É uma dificuldade que foi superada em relação a outro veículo e isso é uma caminhada que vai ser longa e nós vamos superar passo a passo. Se não começar, não termina”, concluiu Nozari.

O automóvel poderá ser utilizado por pessoa com ou sem deficiência, já que seu interior é completamente adaptável, podendo assim, transportar até quatro passageiros.

A ideia é que a partir de março de 2015 os cadeirantes já tenham acesso a este serviço na capital.

Fonte: ASCOM FADERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA