RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

terça-feira, 6 de setembro de 2016

RS será pioneiro ao se adequar à Lei Federal de Inclusão à Pessoa com Deficiência

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos HumanosCartilha Atitudes que fazem a diferença com Pessoas com Deficiência - Faders/SJDH



RS será pioneiro ao se adequar à Lei Federal de Inclusão à Pessoa com Deficiência


22/08/2016
Com o tema 'Conviver é acolher as diferenças' foi aberta, nesta segunda-feira (22), a 22ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, organizada pela Faders Acessibilidade e Inclusão - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH do Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). A programação, que segue até o próximo domingo (28), é voltada para que a acessibilidade e a inclusão sejam entendidas como um valor evolutivo e humano de convivência em sociedade.

Durante a cerimônia, que abriu oficialmente a semana, no Palácio Piratini, foi entregue ao governador em exercício José Paulo Cairoli o texto com 206 artigos para revisão da Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, juntamente com a minuta para a criação da Lei da Política Estadual das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, ambos elaborados pelo grupo de trabalho criado na edição passada da Semana. O projeto, agora, será entregue na Casa Civil e depois enviado à Assembleia Legislativa para que seja votado. O grupo de trabalho foi conduzido pelo coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da SJDH, Adilso Corlassoli.

Cairoli agradeceu o empenho do grupo e disse que em breve o Rio Grande do Sul será pioneiro na adequação da legislação estadual vigente à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. "Essa é uma marca social importante para o governo do Estado e a semana vai incentivar a busca pelo protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência. Precisamos olhar o próximo como igual, respeitando as diferenças", destacou.

O presidente da Faders, Roque Bakof, ressaltou a importância da escolha do lema. "Estamos chamando a sociedade para compreender as pessoas com deficiência e chamando as pessoas com deficiência para se compreender. Essa é uma semana de conscientização não só da sociedade, mas também das pessoas com deficiência para que elas assumam o seu protagonismo", afirmou.

"O Rio Grande do Sul avançou e este é um momento importante para nós", frisou o coordenador Adilso Corlassoli, lembrando que o governo "busca construir um estado com mais acessibilidade e inclusão e fazer com que as pessoas com deficiência participem dos espaços e diversos segmentos da sociedade".

A programação, que acontece em Porto Alegre e no interior, é voltada para a inclusão e a promoção das pessoas com deficiência, com o intuito de conscientizar a sociedade quanto aos direitos das pessoas com alguma deficiência, e principalmente, incentivá-las a ter ativa participação e destaque em todos os segmentos. As ações estão direcionadas às áreas de educação, saúde, cultura, paradesporto, comunicação, trabalho e empreendedorismo.

Na cerimônia, o Hino Nacional foi interpretado em Libras (língua brasileira de sinais) pelos alunos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico de Porto Alegre; a recepção dos convidados ficou por conta da violinista Florença Sanfelice da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD) e o encerramento teve a participação do Coral do Centro de Reabitação de Porto Alegre (Cerepal).

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS); do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS); das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social; da Saúde; do Esporte, Turismo e Lazer; da Educação; e da Cultura; da Casa de Cultura Mario Quintana; da Procuradoria-Geral do Estado (PGE); da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH); do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede); do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa); da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD); Autismo e Vida; Ong Conexão Solidária; Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs); Associação de Cegos Louis Braille (Acelb); Ulbra Canoas; Interabilita; Assistiva Tecnologia e Educação;, Shopping Total e Barra Shopping Sul.

Confira a programação da 22ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no site da Faders. (http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/secoes/20).


Fonte: Texto: Cassiane Osório Edição: Denise Camargo / SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA