Educação Inclusiva tem destaque na abertura da 2ª Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down
20/03/2018
Em cerimônia realizada no auditório João Neves da Fontoura (Plenarinho), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (19), deu-se início à semana de conscientização sobre a Síndrome de Down, em referência ao dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. O presidente da Faders - Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, participou da mesa de abertura do evento com a temática: Direitos, Autonomia e Inclusão - Nós Podemos, Nós Queremos.
Presentes na mesa também estavam Adilso Corlassoli, coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH); Eduardo Loureiro e Sérgio Peres, deputados estaduais; Liliane Pastoriz, promotora da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre; Vicente Fiorentini, presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD); e Vinícius Streda, palestrante e escritor com Síndrome de Down. A apresentação da cerimônia ficou a cargo de Fernando Barbosa, vice-presidente da AFAD, com Síndrome de Down.
A fala de todos os convidados teve um tema em comum: a inclusão nas escolas. O discurso em consonância dos representantes políticos e sociais presentes foi de que não só as políticas públicas sejam aplicadas para que se obtenha o cenário desejado, mas que também haja inclusão através do tratamento sem discriminação realizado pelas pessoas.
Para Bakof, o sentimento que, equivocadamente, ainda se tem e que deve ser um dos principais esforços para que se pense diferente, é o de que quando se inclui uma pessoa com Síndrome de Down está fazendo um favor para ela. “Nós temos que alterar esse pensamento da sociedade de que quando se abre espaço para uma pessoa com deficiência acesse os mesmos locais e tenha as mesmas oportunidades que uma pessoa que não tenha deficiência, estamos dando inclusão para ela. Na verdade, são as pessoas com deficiência e as pessoas sem deficiência que estão se incluindo. É isso que devemos pensar.”
A solenidade contou, ainda, com um momento emocionante. Laura Kuhn, pessoa com deficiência da cidade de Espumoso/RS, declamou a poesia “Os Primeiros Versos de Amor à Terra", do poeta Júlio César Paim, e recebeu uma extensa salva de palmas.
Como parte da programação da Semana, nesta terça, o hall do Palácio Farroupilha, haverá a abertura da exposição “Tirinhas do Dauzito - A arte a serviço da inclusão”, de Elitan David, com apresentação da violinista Florença Sanfelice. A mostra pode ser visitada, até sexta (23), entre 8h30 e 18h30.
Descrição da imagem:Foto em perspectiva da mesa de convidados com seis pessoas sentadas atrás dela. O presidente da Faders, Roque Bakof, segura um microfone em quanto fala ao público. Ao fundo da imagem, um cartaz com os dizeres “Além do Olhar” com fotos em preto e branco de pessoas com Síndrome de Down. Fim da descrição
Fonte: ASCOM/Faders - Acessibilidade e Inclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário