RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

quinta-feira, 2 de agosto de 2012



Ômega3: a gordura do bem


Quando se fala em gordura a maioria das pessoas tem a tendência de associar o nome a uma substância nociva à saúde. Mas o que muitos não sabem é que alguns tipos de gorduras são necessários para o bom funcionamento do organismo. Essas gorduras “do bem” são chamadas de ácidos graxos essenciais e dentre elas podemos destacar o ômega 3. 

O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados composto pelo ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico. Os nomes podem até soar complicados, porém os benefícios dessa substância são inúmeros. Os ácidos graxos ômega 3 são conhecidos pela atividade cardioprotetora, pois colaboram com a manutenção da saúde cardiovascular e ajudam a manter saudáveis os níveis de colesterol e triglicerídeos. Mas as vantagens do ômega 3 não param por aí: estudos apontam que o consumo adequado dessa substância pode ajudar a diminuir a incidência de doenças degenarativas cerebrais, como Alzheimer e Parkinson. 

Mas afinal, onde podemos encontrar o ômega 3? Como esse tipo de gordura não é fabricada pelo nosso organismo, inevitavelmente precisamos obtê-la através da alimentação. Os campeões de ômega 3 são os peixes provenientes de águas salgadas e profundas, como salmão, sardinha e atum. O ideal é consumir pelo menos duas porções de peixe durante a semana para usufruir das vantagens desse nutriente. Existem também outras fontes de ômega 3, como a linhaça e a semente de chia, as nozes e alguns óleos vegetais, em especial o de canola. Outra alternativa é consumir o ômega 3 em cápsulas, porém antes é recomendado procurar orientação de um médico ou nutricionista para estabelecer as quantidades diárias que devem ser consumidas de acordo com as suas necessidades.

Procure desde já fazer pequenas mudanças na sua alimentação e tente manter hábitos de vida saudáveis que os resultados virão mais rápido do que se imagina!


Cálcio e Osteoporose


O cálcio é um mineral extremamente importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes, além de participar de diversas reações intracelulares. Entretanto, o consumo de leite e derivados nem sempre consegue suprir a quantidade diária de cálcio que o organismo necessita. Quando há deficiência de cálcio o corpo tende a retirá-lo dos ossos, o que pode causar osteopenia e osteoporose.

Existem diversos fatores que prejudicam a absorção do mineral, como o cigarro, o álcool, o consumo excessivo de sal, carne vermelha e cafeína, a deficiência do hormônio feminino estrógeno e o uso de determinados medicamentos.

Por outro lado, há fatores que potencializam a absorção de cálcio, como a vitamina D, presente na pele e ativada pela exposição solar. Tomar sol pelo menos 15 minutos por dia é o ideal. Atividades físicas também são importantes para este processo, pois além de reterem o cálcio, ajudam a fortalecer os ossos. Procure incluir na sua dieta alimentos ricos em cálcio, como laticínios, feijões e vegetais verde escuros (brócolis, espinafre, couve). Pode-se optar também por suplementos de cálcio que forneçam a quantidade diária recomendada do mineral (1000mg). Adquira um produto de boa qualidade e procure sempre orientação de um médico ou nutricionista.

Como osteoporose é uma doença que não costuma apresentar sintomas, quando há uma fratura, geralmente já houve perda significativa de massa óssea. Pessoas que se enquadram no chamado grupo de risco (idosos, mulheres pós-menopausa, usuários de corticóides) devem realizar periodicamente o exame de densitometria óssea para verificar possíveis danos.

Segundo a IOF (International Osteoporosis Foundation), a doença afeta 33% das brasileiras após a menopausa e a maioria delas nem sequer sabem que sofrem de osteoporose.

Lembre-se que o melhor remédio sempre é a prevenção através de uma dieta rica em cálcio, atividades físicas regulares e suplementação alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA