RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Governo leva atendimento ao consumidor e às pessoas com deficiência às praias do Litoral Norte

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Governo leva atendimento ao consumidor e às pessoas com deficiência às praias do Litoral Norte


Durante lançamento da Operação Verão Numa Boa, governador visitou unidade móvel do Procon que atenderá aos consumidores do litoral - Foto: Jaqueline Silveira.23/12/2013
O lançamento do programa Verão numa Boa pelo Governo do Estado neste sábado (21) também contou com ações de diversas secretarias e órgãos estaduais. A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) levou para a praia de Imbé, no Litoral Norte, a unidade móvel do Procon RS e o projeto Praia Acessível, que desde o ano passado proporciona banhos de mar e passeios de bicicleta para pessoas com deficiência.

Desde cedo, o ônibus do Procon RS já estava distribuindo material informativo sobre relações de consumo para os turistas e veranistas que estavam na beira da praia. Uma equipe do órgão, vinculado a SJDH, ofereceu cartilhas do consumidor, informações sobre viagens e Códigos de Defesa do Consumidor.

Do dia 2 ao dia 8 de janeiro, a equipe estará passando pelas praias de Capão da Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Atlântida Sul. Nesses locais, também estarão sendo visitados supermercados e estabelecimentos comerciais para orientar também os proprietários de estabelecimentos.

"O diferencial desse trabalho do Procon é que não estará nos locais apenas para fiscalizar, mas também para informar os donos dos estabelecimentos sobre atendimento ao cliente e conservação de alimentos por exemplo. Será feito um trabalho de conscientização", explicou a secretária adjunta da SJDH, Maria Celeste. "A ideia é realizar um trabalho educativo, levando informações para as pessoas", concluiu o diretor-presidente do Procon RS, Cristiano Aquino.

Praia AcessívelSemelhante ao ano passado, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) executará o projeto Praia Acessível dentro do programa estadual Verão Numa Boa. Este ano a novidade será o surfe adaptado a pessoas com deficiência. Serão quatro pranchas feitas especialmente para quem tem algum tipo de deficiência.

A equipe da Faders também esteve presente no laçançamento e apresentou as cadeiras anfíbias e a bicicleta e a pranha de surfe adaptadas que serão disponibilizadas pelas pessoas com deficiência na temporada. Foto Divulgação.

O projeto está sendo desenvolvido junto com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que disponibilizou três profissionais de Educação Física para orientar quem quiser surfar. "Essas pranchas são mais macias para que não se machuquem. A ideia não é aprender a ser um profissional do surfe, mas aproveitar o esporte e vivenciar algo diferente", disse Lucas Fruet, um dos instrutores.

O coordenador do programa Verão Numa Boa, Rodrigo Oliveira, também destacou a novidade para as pessoas com deficiência que estarão no Litoral Norte. "É uma emoção poder ver um adolescente com síndrome de Down pegando onda na praia", disse. Além das pranchas, ainda fazem parte do Praia Acessível as cinco cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência ou baixa mobilidade possam entrar no mar, além da bicicleta adaptada para cegos.

"As cadeiras e a bicicleta já são uma experiência de sucesso. Mas, mais importante que ter os equipamentos, é ter pessoas habilitadas para ajudar, o que dá mais segurança àqueles que têm medo de cair da cadeira ou da bicicleta", concluiu Maria Celeste.

O governador Tarso Genro visitou o quiosque da Faders e conheceu a unidade móvel do Procon durante o lançamento do programa. Os equipamentos do Praia Acessível ficarão junto a Casa do Governo na praia de Capão de Canoa até o final da temporada de verão, em março.

Texto: Priscila Abrantes
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Fonte: Assessoria de Comunicação - SJDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA