RELÓGIO

PARTICIPE SENDO UM SEGUIDOR DO BLOG

SUA VELOCIDADE DE INTERNET

www.stepaway-polio.com

MAPA MUNDI

free counters

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Programa Praia Acessível promove inclusão à beira-m

Logotipo da FADERSBrasão da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Programa Praia Acessível promove inclusão à beira-mar

23/12/2013
Pessoa com deficiência sendo conduzida para o mar na cadeira anfíbia por técnicos da Faders. Foto Divulgação.

Proporcionar acessibilidade à beira da praia e ao banho de mar para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida é um dos propósitos do Praia Acessível, projeto realizado litoral gaúcho pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). Fazendo parte do Programa Verão Numa Boa, do Governo do Estado, o Praia Acessível irá para a segunda edição que se inicia neste sábado (21).

As ações estabelecidas na praia de Capão da Canoa reúnem diversas atividades, entre elas banho assistido, passeio de bicicleta para pessoas com deficiência visual, voleibol sentado e a novidade deste ano: surfe adaptado. No lançamento do projeto, que ocorreu no último verão, foram realizados 85 banhos, a maioria envolvendo pessoas com deficiência física, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

A professora de Educação Física da Faders, Claudia Alfama, que faz parte da equipe de trabalho destaca o que mais a marcou no contato com os participantes. "A expressão da pessoa que estava tomando banho, quando a água tocava os seus pés, era uma expressão de felicidade. Alguns tocavam a mão na água para ver se era verdade, para senti-la de verdade e o prazer de poder ter acesso a isso", ressalta Claudia.

A terapeuta ocupacional Maria Fernanda Testa, que também participa das atividades conta que o programa ajuda a garantir os direitos das pessoas com deficiência: "Cada banho é carregado de uma história. As pessoas trazem seus relatos de vida. Naquele momento essas pessoas se sentiam com os seus direitos assegurados, podendo tomar banho de mar. Foram momentos memoráveis", reforça a terapeuta.

Neste verão, o Projeto Praia Acessível ocorre até o dia 9 de março de 2014 e a Faders terá diversos parceiros, colaborando para que o projeto atenda o maior número de pessoas. O Praia Acessível também tem o formato de itinerância , percorrendo os balneários do litoral norte, litoral sul e costa doce com um trabalho de conscientização, capacitação e acompanhamento dos municípios.

Texto: Rosangela Groff
Foto: Divulgação Faders
Edição: Redação Secom 3210.4305

Fonte: Governo do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRA VACINA

PRIMEIRA VACINA

FOTOS

FOTOS
NEUROMUSCULAR EM SÃO PAULO

Postagens populares

HIDROTERAPIA

HIDROTERAPIA